Varanda Pães Artesanais

O Varanda já tem muitos adeptos die hard, como bem ficou demonstrado lá na nossa página do facebook, onde muitos deles manifestaram seu apreço pelo serviço prestado pelos amigos Dilson e Bruno, que uniram força intelectual e braçal para produzir pães exclusivos, artesanais e com pegada bem gastronômica, ou seja, pães para se apreciar.

Tocado pela minha curiosidade e completa falta de organização para encomendar, Dilson me deu uma amostra para provar: parmesão, azeitona e ciabatas.

 

DSC_0828

Primeiramente, antes de qualquer coisa, aplausos à iniciativa. Não é comum e muito menos fácil começar um negócio nessa bagaça de mercado gastronômico brasiliense. Então, dou uma força a todos que queiram tentar fazer algo novo.

‘Segundamente’, não há nada mais “abraço de mãe” do que pão caseiro. É fofinho e é carboidrato, recebe manteiga ou azeite ou patês ou homus de braços abertos. Ele suga o resto do molho do prato e é capaz de participar da primeira à ultima refeição do dia.

DSC_0785

Depois dessa sessão insana de amor ao pão, posso dizer: o de azeitona é forte, desses que se come com um fio de um excelente azeite e pronto. Quase um petisco por si só.

O de parmesão foi meu preferido, cascudo por fora e macio por dentro, além de ser muito versátil. Ficou bem com manteiga na frigideira, acompanhou o homus e pastinhas sem medo e ainda me deu nostalgia por me lembrar do pão Jesus que eu comia na infância na casa onde eu cresci e foi vendida (vou chorar) e cuja receita eu não consegui mais encontrar nos cadernos da minha mãe.

 

 

Brownie de nozes color-320-0

Em relação aos ciabatas, dá para mexer um pouco na fórmula para que fiquem mais densos, pois, por ser um pão sem com menos fermento, não fica tão aerado, ele é realmente aquele pão ‘chapado’.

No geral, a proposta é uma delícia: pães de personalidade, criados semana a semana, um serviço inovador e muita promessa para o futuro!

NOTA DO BLOG: ATÉ QUE ROLA – SHOW! (vamos ficar de olho, né?)

DICA DO BLOG: pão de parmesão para toda e qualquer hora, mas o de azeitona é irresistivelmente marcante. Na minha lista já está o de nozes com passas e o brownie!!

Serviço: http://www.varandapaesartesanais.com.br/paes/pao-bordelais/ (tudo explicadinho, com preços!)

4 comentários sobre “Varanda Pães Artesanais

  1. Ciabatta, pão sem fermento???? A massa da ciabatta é mais úmida que um pão convencional, mas vai fermento sim, claro, geralmente fermento natural, conhecido como levain.

    1. Oi, Beatriz, você está certíssima! Foi confusão mental na hora de ressaltar que ele é um pão que ‘levanta’, incha menos do que outros, como o pão francês por exemplo. Obrigada por apontar o erro e já vou ao texto corrigir! 😉

    1. BSB é uma sigla atribuída, originalmente, ao aeroporto de Brasília pela IATA (International Air Transport Association), mas que caiu no hábito popular local para se referir à cidade, como uma abreviatura. Portanto, BSB = Brasília. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *